Pular para o conteúdo

Projetos

Projeto de Ensino

Descrição: O PIBID/Univille tem como objetivo oportunizar aos estudantes dos cursos de Licenciatura da Univille a aproximação com o cotidiano das escolas públicas de Joinville, garantindo-lhes, desde o início de sua formação, experiências teóricas, metodológicas, tecnológicas e pedagógicas inovadoras e interdisciplinares em educação. Nesse âmbito, o Projeto propõe o desenvolvimento de um conjunto de múltiplas estratégias pedagógicas que cruzam ensino com pesquisa e extensão não apenas na Universidade, mas também em escolas públicas de Educação Básica situadas na região nordeste de Santa Catarina. O PIBID/Univille constitui-se de quatro subprojetos (Educação Física, História, Letras e Interdisciplinar-Artes Visuais, Ciências Biológicas e Pedagogia) que conectam entre si 48 bolsistas de iniciação à docência, seis professores-supervisores, quatro coordenadores de área, um coordenador institucional e seis escolas públicas de Educação Básica. Todos os subprojetos estão articulados uns aos outros em torno de premissas comuns, convergindo para o entendimento que a iniciação à docência deve ser promovida por intermédio de estratégias diversificadas e que garantam um ensino com pesquisa e extensão, fortalecendo parcerias colaborativas entre os cursos de Licenciatura da Univille e as instituições educacionais associadas ao PIBID. Nesse sentido, este Projeto parte do entendimento que efetivar um ensino com pesquisa e extensão exige compreender a escola como um espaço de ativa construção de conhecimentos (teóricos, práticos, experienciais e profissionais) e que nelas certas formulações do conhecimento humano são recontextualizadas e encarnadas à luz de uma cultura escolar que é viva, dinâmica, própria e pulsante. Assim, o PIBID/Univille propõe a realização de atividades de iniciação à docência não apenas “na escola”, mas “COM as escolas e os seus atores”. Dessa perspectiva, o conjunto de atividades deste Projeto Institucional funciona como uma espécie de plataforma teórico-metodológica a partir da qual são impulsionadas ações pedagógicas voltadas à promoção de experiências reflexivas, coletivas, colaborativas e interdisciplinares de iniciação à docência na e com a Educação Básica.

Período: 2020 – Atual.
Coordenação: Fernando Cesar Sossai.
Financiador(es): CAPES/Univille.

Projeto de Pesquisa

Descrição: O projeto tem como objetivo geral compreender como a UNESCO historicamente atuou na formulação de estratégias para uma governança em rede do patrimônio mundial (período 1970 a 2020). Em termos específicos, o projeto se propõe analisar o papel desempenhado pelos diferentes agentes enlaçados pela UNESCO no processo de governança contemporânea do patrimônio mundial (nomeadamente: ICCROM, ICOMOS, UICN, UNIDROIT e Comitê do Patrimônio Mundial), bem como realizar um mapeamento das redes de influência política e intelectual que, entre 1990 e 2020, tensionaram a Organização no processo de reconhecimento de bens culturais, naturais ou mistos como patrimônios mundiais. Em termos metodológicos, o projeto encontra-se estruturado em duas frentes de pesquisa, quais sejam: i) Uma pesquisa documental contínua e aprofundada; ii) A produção de fontes primárias tomando como referência os aportes da História Oral. Entre os resultados do projeto, destaca-se a constituição de uma coleção de fontes audiovisuais por meio da realização de entrevistas gravadas com experts, funcionários, diretores-gerais e outros gestores vinculados às instituições colaboradoras da UNESCO.

Período: 2020 – Atual.
Coordenação: Fernando Cesar Sossai.
Financiador(es): FAP/Univille.

Projeto de Pesquisa

Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo coletar, organizar e consolidar um acervo em rede, aberto e interativo de Histórias de Vidas e memórias de pesquisadoras/es do campo do Ensino de História. É um esforço da Associação Brasileira de Pesquisadores em Ensino de História, em parceria com a Universidade da Região de Joinville, na figura da coordenação do projeto e na participação do Laboratório de História Oral, LHO, além de mais três laboratórios em universidades brasileiras e o Museu da Pessoa. Utilizando-se da metodologia História Oral a pesquisa tem previsão de duração de quatro anos, divididos em duas fases. Na primeira, desenvolvendo entrevistas com docentes de instituições de ensino que em sua trajetória profissional dedicaram-se à pesquisa, à orientação de pesquisas e à produção bibliográfica e didática voltadas ao campo do Ensino de História, entre os anos 1980 e 1990 e a segunda estendendo-se até dos anos 2000. Espera-se organizar uma coleção de histórias que serão salvaguardadas e compartilhadas pelo Museu da Pessoa e demais laboratórios envolvidos.

Período: 2020 – Atual.
Coordenação: Raquel Alvarenga Sena Venera.
Financiador(es): FAP/PIBPG.

Projeto de Pesquisa

Descrição: O projeto tem por objetivo geral investigar a historicidade dos modelos de desenvolvimento econômico-social de Santa Catarina (século XIX-XXI), a partir do patrimônio industrial existente no norte do estado, problematizando os valores culturais a ele atribuídos pela memória social de diferentes grupos (empresários, cientistas, políticos e trabalhadores). Em termos específicos, o projeto objetiva aprofundar o debate sobre a categoria patrimônio industrial e sua pertinência contemporânea ao desenvolvimento sustentável, tendo como referência a bibliografia sobre o tema e os documentos da UNESCO, da The International Committee for the Conservation of the Industrial Heritage (TICCIH) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), além de se dedicar à identificação e mapeamento dos lugares e bens que constituem o conjunto do patrimônio industrial da região de Joinville. No que diz respeito aos produtos a serem gerados no projeto, destacamos: a elaboração de uma cartografia do patrimônio industrial da região, tomando como referência o modelo adotado pela UNESCO; a produção de uma coleção de entrevistas audiovisuais, com base nos pressupostos teórico-metodológicos da história oral, com políticos, empresários, gestores, cientistas e trabalhadores a respeito dos lugares, bens, modos de fazer e de saber associados à cultura e memória industrial da região; a produção de publicações científicas sobre patrimônio industrial em Santa Catarina (artigos, livro e capítulo de livro); e a realização de um evento científico relacionado ao tema do projeto. Em relação aos aspectos metodológicos, o projeto propõe o levantamento e a análise da bibliografia pertinente ao tema, levantamento e análise de fontes escritas disponíveis nos acervos da Unesco, TICCIH, IPHAN, da FCC e do Arquivo Histórico de Joinville sobre marcos teóricos e de gestão do patrimônio industrial e processos de patrimonialização, fontes orais produzidas com base na metodologia da história oral, identificação e georreferenciamento de bens e lugares do patrimônio industrial existente do norte catarinense. O projeto conta com uma equipe integrada por pesquisadores de Santa Catarina, do Brasil (Unicamp; USP), da França, de Portugal e do Uruguai, assim como do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), Universidade do Minho e do Comitê Brasileiro para a Conservação do Patrimônio Industrial (TICCIH-Brasil).

Período: 2020 – Atual.
Coordenação: Ilanil Coelho.
Financiador(es): FAPESC.

Projeto de Pesquisa

Descrição: O presente projeto tem por objetivo elaborar um roteiro cultural para consumo turístico, tomando por base bens integrantes do conjunto do patrimônio industrial de Joinville. Congregando empresas, universidades e associações científicas especializadas no estudo da relação entre turismo e patrimônio cultural, o projeto tem a finalidade de contribuir à construção e/ou realinhamento de políticas de desenvolvimento econômico e sustentável no estado, sobretudo no âmbito da economia do patrimônio cultural, uma das mais lucrativas no mercado global das industrias criativas e turísticas (BENHAMOU, 2016). Além disso, o projeto visa permitir que turistas e moradores das regiões norte e nordeste de Santa Catarina possam se apropriar e consumir o referido roteiro, procurando conhecer, fruir e experienciá-los à sua maneira, bem como disseminá-lo junto a sua rede de contatos. Assim, o projeto oportunizará o consumo do patrimônio tanto por turistas quanto por moradores da região de Joinville e região.

Período: 2020 – Atual.
Coordenação: Daniela Pistorello e Fernando Cesar Sossai.
Financiador(es): FAPESC.

Projeto de Pesquisa

Descrição: A pesquisa tem por objetivo produzir uma coleção de entrevistas orais sobre as experiências sociais relacionadas à Pandemia (COVID-19) com docentes, pessoal administrativo, estudantes e seus familiares pertencentes à Universidade da Região de Joinville (Univille), localizada na cidade de Joinville (SC). Nesse processo vivido atualmente, professores precisaram se reinventar em frente aos seus computadores, estudantes passaram a vivenciar o processo de aprendizagem por plataformas digitais e tiveram que aprender instantaneamente uma nova disciplina de concentração para o estudo, no que se refere ao pessoal administrativo novos desafios se impuseram em sua relação com o trabalho mediado pelas tecnologias para que a Universidade não parasse, sendo eles mesmos também colocados em isolamento social e precisando aprender a se reestruturar em  home office. Por outro lado, a casa passou a ser vetor de convivências familiares mais intensificadas. Só virtualmente, passou-se a viver o mundo externo. A pesquisa visa compreender como cada indivíduo está vivendo o período de isolamento: 1) se ao longo de sua vida já tinha ouvido ou vivido algo parecido com o que está ocorrendo, 2) como tem enfrentado o dia-a-dia, 3) as angústias e os medos que o cotidiano do isolamento social provoca, 4) como e por quais canais chegam as informações a respeito da Pandemia, 5) o que sente mais falta, 6) se a sua visão de mundo foi afetada e 7) como o futuro se apresenta. Questões a serem respondidas e que podem elucidar como a Pandemia e o isolamento social tem abalado cada um desses segmentos universitários e como afetará a vida universitária e da cidade no futuro. Pretende realizar cinquenta entrevistas orais contemplando diferentes perfis e gêneros da comunidade acadêmica e as diferentes áreas do conhecimento. As entrevistas serão doadas para o acervo do Laboratório de História Oral da Univille.

Período: 2020 – 2022.
Coordenação: Sileri de Souza e Ilanil Coelho.
Financiador(es): Universidade da Região de Joinville.

Projeto de Pesquisa

Descrição: O projeto tem por objetivo problematizar a historicidade e as novas configurações dos patrimônios (e de suas funções) a partir dos deslocamentos humanos e dos fluxos que marcam a vida social contemporânea. Tal objetivo desdobra-se em dois domínios principais de pesquisa: (a) enredos do patrimônio cultural na perspectiva das redes migratórias transnacionais e (b) redes e enredos do patrimônio cultural e de práticas contemporâneas do turismo.

Período: 2017 – Atual.
Coordenação: Ilanil Coelho.
Financiador(es): Fundo de Apoio à Pesquisa/Univille.

Projeto de Extensão

Descrição: É um programa voltado à guarda, preservação e difusão de acervos, em diferentes suportes documentais, relacionados com a história e a memória da instituição e da cidade.

Período: 2017 – Atual.
Coordenação: Ilanil Coelho.
Financiador(es): FAEX – Fundo de Apoio à Extensão/Univille.

Projeto de Extensão

Descrição: O projeto tem como objetivos difundir a metodologia da História Oral em Joinville e região; apoiar projetos de ensino, pesquisa e/ou extensão que utilizam a metodologia da História Oral; e organizar, manter, ampliar e disseminar fontes orais que compõem o acervo do Laboratório de História Oral da Univille.

Período: 2011 – Atual.
Coordenação: Ilanil Coelho e Fernando Cesar Sossai.
Financiador(es): FAEX – Fundo de Apoio à Extensão/Univille.