Pular para o conteúdo
0001_REWORK

Sobre o LHO/Univille

Constituído em 6 março de 1982, o Laboratório de História Oral da Universidade da Região de Joinville (LHO/Univille) se define como um espaço de experimentação voltado à promoção e difusão da metodologia da História Oral em Joinville e outras regiões de atuação da Univille. Suas linhas de pesquisa estão articuladas as do Programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade da Univille (Patrimônio, memória e linguagens; Patrimônio cultural, ambiente e desenvolvimento sustentável), bem como as que integram o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em História dessa mesma universidade (Patrimônio cultural; História regional; História e educação).

O acervo do LHO/Univille é composto pela doação de entrevistas orais resultantes de projetos de ensino, pesquisa e/ou extensão desenvolvidos por professores, alunos e pesquisadores vinculados à Univille ou outras instituições. O acervo também recebe e custodia entrevistas orais produzidas por pessoas externas à Universidade, tais como professores da Educação Básica, profissionais de espaços de memória, entre outras.

O LHO/Univille também disponibiliza, gratuitamente, o empréstimo de tecnologias digitais para realização das entrevistas orais (gravadores, câmeras fotográficas, filmadoras etc.) e a assessoria para a realização e o processamento técnico de entrevistas (elaboração de roteiro, de termo de doação e de sumário da entrevista). Além disso, a equipe técnica do LHO/Univille ainda disponibiliza na internet um banco de dados virtuais contendo informações acerca de entrevistas, transcrições, biografia de entrevistados e demais documentos a elas relacionados.

Em seus 40 anos de existência, o LHO/Univille tem figurado como uma espécie plataforma a partir da qual tomam impulso projetos interdisciplinares que, de maneira mais ou menos explícita, cruzam experiências de ensino, pesquisa e extensão em História e Educação. Dessa perspectiva, historicamente, ele vem se comprometendo com o estímulo e apoio ao desenvolvimento de projetos que articulam entre si ensino, pesquisa e extensão, bem como com o fomento a uma formação acadêmica que privilegia a promoção de práticas didático-pedagógicas inovadoras em História Oral.

Linha do Tempo